Thursday, May 20, 2010

Flamingos na Lagoa dos Salgados



A Lagoa dos Salgados, um dos sítios mais importantes do Algarve para a conservação das aves, tem a partir de agora mais um motivo de interesse: foram observados flamingos a nidificar, estando neste momento a incubar os ovos. A registar-se o sucesso da reprodução, será o primeiro caso confirmado em Portugal de nidificação desta espécie emblemática, e mais um factor decisivo para a protecção da Lagoa dos Salgados.

O Flamingo (Phoenicopterus roseus), ave pernalta de cor rosa, é uma das espécies que mais chama a atenção aos observadores. A espécie chegou a estar ameaçada, mas um enorme esforço de conservação em vários países resultou na recuperação das populações, que agora embelezam lagoas, salinas, estuários ou sapais do Sul da Europa e do Norte de África. É uma ave relativamente comum no Inverno nas zonas húmidas litorais desde o estuário do Tejo até ao Algarve, no entanto só por uma vez foi registada a tentativa de nidificação no pais, nos sapais de Castro Marim, na década de 1980.

A Lagoa dos Salgados é uma lagoa costeira entre os concelhos de Albufeira e de Silves, e que até à data não tem nenhum estatuto de protecção legal. É no entanto um sítio de grande interesse, constantemente visitado por observadores de aves e turistas nacionais e estrangeiros, que não prescindem de uma visita a este local onde se podem observar dezenas de espécies de aves.

Devido às suas populações de aves, o local atinge os critérios internacionalmente aceites para ser considerada uma Área Importante para as Aves (IBA) pela Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA) e pela BirdLife International, e como tal a SPEA defende a classificação da lagoa como Zona de Protecção Especial (ZPE). Para o efeito, a sociedade tem vindo a alertar para a necessidade de implementar medidas de gestão que ajudem a resolver as ameaças a este local, nomeadamente a perturbação pelos visitantes, a presença de cães vadios e uma correcta gestão do nível de água da lagoa.

Este ano, foram tomadas medidas pela Administração da Região Hidrográfica (ARH) do Algarve para regular o nível de água da lagoa, de modo a evitar episódios de destruição dos ninhos de diversas espécies de aves, que infelizmente têm acontecido nos anos anteriores. O resultado é positivo, para já, esperando-se que estas medidas tenham continuidade. Várias espécies importantes a nível da União Europeia, como o Flamingo, o Alfaiate e o Pernilongo, encontram-se em plena época de nidificação.

Para Luís Costa, director executivo da SPEA, “ainda é cedo para dizer com certeza se teremos pela primeira vez em Portugal um caso de sucesso de reprodução de flamingos, mas é imprescindível proteger o local de forma eficaz e gerir o nível de água de forma precisa, sem grandes variações, durante a época crucial da Primavera”.

No comments:

Post a Comment

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...